Imunidade Natural e Adquirida

A defesa inicial do organismo contra microrganismos é mediada inicialmente pela imunidade natural e as respostas que ocorrem mais tardiamente são denominadas de imunidade adquirida. A imunidade natural (também conhecida por imunidade inata ou nativa) é a nossa primeira linha de defesa contra organismo patogênicos, consistindo em mecanismos de defesa tanto bioquímicos quanto celulares que já estavam prontos para responder antes mesmo do estabelecimento de uma infecção. Esse mecanismo de resposta tende a responder sempre da mesma forma contra em posteriores infecções. 

            Os componentes principais do sistema imunológico natural são:
  • Barreiras Físicas e Químicas
  • Células fagocitárias e Células Natural Killer
  •  Proteínas do sangue
  • Citocinas
           Os mecanismo da imunidade natural são específicos para estruturas que são comuns a grupos de microrganismos semelhantes e além disso, não conseguem distinguir a diferenças peculiares entre substâncias estranhas.

             Em contra partida a imunidade adquirida possui uma capacidade extremamente elevada de reconhecimento de agente infecciosos, isso se dá devido os seus receptores de superfície serem sintetizados através de recombinação gênica do DNA, o que confere às células desse tipo de imunidade um repertório quase infinito de possibilidade de reconhecimento antigênico, sendo por esse motivo conhecida também por imunidade específica. Além dessa capacidade exorbitante de reconhecimento, as células da imunidade adquirida possuem a capacidade de "lembrar-se" e responder com mais intensidade e especificidade em uma reinfecção pelo mesmo patógeno. 

           Os principais componentes da imunidade adquirida são os Linfócitos T e B, conjuntamente com os seus produtos, como os anticorpos. As respostas imunológicas natural e adquiridas são os componentes principal de um sistema de defesa integrado e organizado de um organismo, onde células e moléculas funcionam conjuntamente a fim de  proporcionar uma resposta rápida e eficaz contra as infecções.


Fonte: Abul K. Abbas, Imunologia celular e molecular - 6ª edição.


SHARE

Criador e Editor: Jhonny Feitoza

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário