Bioquímica - Água


Água:
Em abundancia em nosso corpo e em nosso planeta, cobre cerca de 71% da superfície da Terra, e constitui cerca de 80% do nosso corpo, a água possui muitas características próprias. Com isso, é comum ouvir que precisamos consumir cerca de 2 litros de água por dia, mas, a quantidade de água em cada organismo varia de acordo com o seu desenvolvimento. Assim, podemos observar que uma maior quantidade de água é encontra quando o organismo é mais jovem, devido a maior intensidade de atividades metabólicas, que essa se organismo realiza para se desenvolver cada vez mais. Porém, quando o organismo está envelhecendo, a atividade metabólica é reduzida, logo, a quantidade de agua também. Contudo, a água é de fundamental importância para que uma reação bioquímica dentro de um organismo aconteça.

Reações químicas dentro das células: A água participa de muitas reações químicas dentro das células. Essa participação pode ocorrer de duas maneiras principais:
Síntese por desidratação: Isso ocorre quando duas moléculas se unem e nesse processo há liberação de água.
Quebra por hidrólise: isso o corre quando uma molécula é quebrada em duas, e nesse processo há a entrada de molécula de agua.

Solvente universal: Você já deve ter ouvido dizer que a agua é o Solvente universal, mas por que? Para entendermos as características da água precisamos observar sua formula molecular, a água possui 2 átomos de hidrogênio (H) ligados a 1 átomo de oxigênio (O), (H2O). A disposição espacial desses átomos não é linear eles formam um ângulo de 104,45º. Essa disposição dos átomos estabelece, na molécula, uma zona positiva de um lado e uma zona negativa do outro, moléculas que possuem essas características são denominadas de polares, as que não apresentam essas duas zonas são chamadas de apolares, com os lipídios (gorduras, óleos e ceras).

Ao misturar uma colher de sal (NaCl) a um copo com água, vemos que devido a polaridade da água ela consegue se aderir aos átomos que estavam formando o sal, separando o sódio Na+ do cloro Cl- isso acontece devido o sal também ser polar. Assim, por ser polarizada a água pode dissolver todos as moléculas que também são polarizadas. Logo, a água é considerada o solvente universal por sua conformação angular e por sua polaridade.

Adesão: A capacidade das moléculas de água de aderir a outras moléculas polares pode ser chamada de adesão.

Substancias hidrófilas e hidrofóbicas: Como vimos anteriormente existem substancias que interagem com a água, contudo, existem substancias que possuem pouquíssima interação com a água, para identificar esses dois tipos de substancias vamos dar nomes a elas.
Hidrofílicas: São substancias polares que tem alta capacidade de interagir com a água, um bom exemplo que já observamos é o sal (NaCl).
Hidrofóbicas: São substancias apolares que possuem baixa capacidade de interagir com a água, um bom exemplo também já citado são os lipídios.

Coesão e tensão superficial: Você já deve ter observado que uma formiga e outros insetos conseguem caminha sobre a agua sem afundar, mas você já se perguntou como isso é possível? Bom, devido a água ser polar uma molécula tende a se unir com outras quatro, ocorrendo assim as pontes de hidrogênio, as moléculas ficam fortemente unidas mantendo a água fluida e estável em condições normais de temperatura e pressão. Essa forte atração entre as moléculas de água é chamada de coesão.

A coesão entre as moléculas de água no estado líquido é responsável por sua alta tensão superficial e é devido a isso que os insetos conseguem caminhar sobre a água, de alguma forma eles conseguem caminhar sem quebrar as pontes de hidrogênio fazendo assim com que eles não afundem. Gotas de água também podem se formar sobre algumas superfícies e serem mantidas até que a tensão seja rompida.

Transporte de substancias: A água é de suma importância para o transporte de substancias dentro e fora das células. O sangue, que é composto por 92% de água, transporta nutrientes e oxigénio às células de todo o corpo. Os nutrientes provenientes dos alimentos que ingerimos são digeridos e tornam-se solúveis na água, o que significa que se dissolvem. A água permite que estes nutrientes passem através dos capilares, nas paredes intestinais, para o sangue e sistema circulatório, onde os nutrientes e o oxigénio podem então ser distribuídos.

Manutenção da temperatura: devido ao seu alto calor especifico, ou seja, é necessária uma quantidade de calor muito grande para alterar a temperatura da água, ela é muito importante na regulação da temperatura tanto do nosso corpo, quanto do nosso planeta, os oceanos mantem a temperatura da terra relativamente constante.
   
Lubrificante: A água presente na saliva ajuda na mastigação e a engolir, assegurando que a comida desça facilmente pelo esófago. Também lubrifica as articulações e cartilagens, permitindo que se movam com maior fluidez. Quando se dá a desidratação, a água afasta-se das articulações (pois é necessária em outros locais do organismo que necessitam mais dela para manter o seu funcionamento), o que leva a dores nas articulações, costas e joelhos, podendo originar lesões e artrites. Os nossos olhos também necessitam de lubrificação para que se mantenham saudáveis e funcionem bem.

Curiosidade: Você sabia que a água é o único fluido que, ao congelar, se expande e se torna menos denso que em sua forma líquida. Esse fator é decisivo para a existência de vida em ambientes aquáticos de regiões temperadas e frias, pois os organismos conseguem viver sob a cama de gelo. Assim, Nos lagos profundos, somente a região superficial fica congelada durante o inverno. Na parte mais funda, a temperatura da água se mantém relativamente inalterada e mais alta que da superfície, permitindo assim, que os animais aquáticos sobrevivam.
SHARE

Criador e Editor: Jhonny Feitoza

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário