Introdução à Biologia Celular


Olá pessoal, essa é a nossa primeira aula de Biologia Celular e hoje estaremos fazendo um uma breve introdução sobre essa linda área da biologia, nos próximos capítulos nos aprofundaremos mais um pouco, mas hoje falaremos apenas do básico, que também é de extrema importância para que você possa compreender os demais assuntos futuros, pois ter uma boa base é sempre muito importante.

ENTENDO O ASSUNTO

Você com certeza já sabe que todos os seres vivos são formado por células, desde os mais simples que são unicelulares, como as bactérias, aos mais completos, que são os pluricelulares (animais, plantas, etc.)

A célula é a unidade básica do ser vivo. É nela que ocorre os processos fundamentais para manutenção da vida em todos os organismos vivos. Existem porém os vírus, que não possuem uma classificação definida, sobre o fato de eles serem ou não chamados de seres vivos acelulares.

A célula é constituída por três partes fundamentais:

  • Membrana citoplasmática: Constituída por lipoproteínas.
  • Citoplasma: Constituída por hialoplasma.
  • Núcleo: Onde se encontra o material genético.

As células dos seres eucariontes possuem algumas característica que são diferentes das células dos organismos procariontes, e maior delas é a ausência da carioteca, que é a membrana que reveste o núcleo, sendo por isso também conhecida com membrana nuclear, ou seja, a célula eucarionte possui um núcleo revestido e organizado, enquanto que a célula procarionte não. 

Porém, essa não é a única diferença entre essas células, também nota-se a ausência de algumas organelas por parte da célula procarionte em relação à eucariontes e também pelo seu pequeno tamanho, acredita-se que se deve ao fato de elas não possuírem compartilhamentos membranosos originados por evaginação ou invaginação. Essa células também possuem DNA Circular não associado à proteínas, diferentes das células eucarióticas, onde o DNA se encontra em forma de filamentos espiralados e associados às histonas.

Nas figuras abaixo podemos observar essas diferenças.

Célula Eucarionte (Vegetal)

Célula Procarionte (Bactéria)

Agora que já conhecemos as diferenças entre esses dois tipos células passaremos a nos aprofundar mais em cada uma dela.

CÉLULA EUCARIONTE

Uma célula eucariótica possui um núcleo verdadeiro (núcleo definido e protegido pelo envoltório nuclear) que contém um ou mais nucléolos. É constituída por muitas organelas que se localizam no citoplasma, ao contrário das células procarióticas. E podem ser animais ou vegetais. De acordo com os cientistas as células eucarióticas surgiram a partir das células procarióticas, que são células relativamente mais simples. Encontram-se representadas em quase todos os grupos de seres vivos, desde as formas de vida mais complexas a seres unicelulares. As células vegetais e as células animais, dois tipos de células eucarióticas, distinguem-se com base na presença ou ausência de certas organelas. A parede celular, os cloroplastos e os vacúolos, por exemplo, são organelas que se encontram nas células vegetais, mas estão ausentes nas células animais. Os centríolos surgem apenas nas células animais.

COMPONENTES CELULARES

Conheça agora as principais funções dos componentes mais importantes das células eucariontes:

  • MEMBRANA PLASMÁTICAS: Controla o fluxo de substâncias que entram e saem da célula, também a clara função de revestimento da célula.
  • CITOPLASMA: É a parte interior da célula onde há compartilhamentos separados entre si por membranas, chamadas de organelas.
  • NÚCLEO: É onde fica armazenado todo o material genético daquele organismo, por esse motivo é considera o "centro de controle" da célula.

ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS

  • RETÍCULO ENDOPLASMÁTICOÉ uma organela exclusiva de células eucariontes. Formado a partir da invaginação da membrana plasmática, é constituído por uma rede de túbulos e vesículas achatados e interconectados, que comunicam com o envoltório nuclear (carioteca). Esse retículo é divido em dois tipos diferentes o retículos endoplasmático liso e retículos endoplasmático rugoso

  1. O retículo endoplasmático rugoso (RER) é formado por sistemas de vesículas achatadas com ribossomos aderidos à membrana, o que lhe confere aspecto granular. Participa da síntese de proteínas, que serão enviadas para o exterior da célula.
  2. retículo endoplasmático liso (REL) é formado por sistemas de túbulos cilíndricos e sem ribossomos aderidos à membrana. Participa principalmente da síntese de esteroides, fosfolipídios e outros lipídios. O REL tem como uma de suas principais funções, a desintoxicação do organismo, atuando na degradação do etanol ingerido em bebidas alcoólicas, assim como a degradação de medicamentos ingeridos pelo organismo como antibióticos e barbitúricos (substâncias anestésicas).

  • COMPLEXO DE GOLGIÉ uma organela encontrada em quase todas as células eucarióticas. O nome é uma homenagem ao italiano Camilo Golgi, que foi o seu descobridor. É constituído por dobras de membranas e vesículas, e sua função primordial é o processamento de proteínas ribossomáticas e a sua distribuição por entre essas vesículas. Funciona, portanto, como uma espécie de sistema central de distribuição na célula, atuando como centro de armazenamento, transformação, empacotamento e remessa de substâncias.
  • LISOSSOMOSSão organelas celulares que têm como função a degradação de partículas vindas do meio extracelular, assim como a reciclagem de outras organelas e componentes celulares envelhecidos.
  • PEROXISSOMOSsão bolsas membranosas que contêm alguns tipos de enzimas digestivas, semelhantes aos lisossomos, como a catalase, que transforma o H2O2 em H2O (água) e O2 (oxigênio), e outras, em menor quantidade, que degradam gorduras e aminoácidos. 
  • RIBOSSOMOSEsta é uma das poucas organelas citoplasmáticas que está presente em praticamente todos os os seres vivos. Eles são grãos formados por RNA e proteínas. Nas células eucarióticas, os ribossomos podem aparecer livres no citoplasma ou associados a membrana do retículo endoplasmático rugoso. É nos ribossomos que ocorre a síntese das proteínas. A síntese é feita através da união entre aminoácidos, sendo o mecanismo controlado pelo RNA.
  • MITOCÔNDRIAS: A mitocôndria é uma das organelas citoplasmáticas mais importantes, sendo extremamente importante para a respiração celular. É abastecida pela célula que a hospeda por substâncias orgânicas como a glicose, as quais processa e converte em energia sob a forma de ATP, que devolve para a célula hospedeira, sendo energia química que pode ser usada em reações bioquímicas que necessitem de dispêndio de energia. Uma curiosidade muito importante sobre as mitocôndrias é que elas possuem DNA próprio. Segunda a teoria mais aceita isso acontece porque as mitocôndrias no passado eram uma bactéria que vivia isoladamente e ao entrar em contato com outra célula se adaptou a sobreviver dentro daquela célula e continuou lá durante todos o processo evolutivo.
  • CLOROPLASTOS: É uma organela presente nas células das plantas e outros organismos fotossintetizadores, como as algas e alguns protistas. Possui clorofila, pigmento responsável pela sua cor verde. É um dos três tipos de plastos pigmentados (organelas citoplasmáticos cujo formato varia de acordo com o tipo de organismo e célula em que se encontra), sendo os outros dois os cromoplastos e os leucoplastos. Essa é a organela onde se realiza a fotossíntese.

Bom pessoal, por hoje é só, espero que tenham curtido bastante a nossa aula de biologia celular, nos próximos artigos estaremos falando mais especificamente sobre as células procariontes, onde também já faremos uma breve introdução sobre o mundo microscópicos da bactérias.

Qualquer dúvida ou sugestão é só deixar nos comentários. Fiquem todos na paz e até a próxima.
SHARE

Criador e Editor: Jhonny Feitoza

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário